O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no funeral de Dinis Conceição, bombeiro de 38 anos que faleceu na sequência de um acidente ocorrido em Odemira. O funeral decorreu no cemitério de Boavista dos Pinheiros, onde o Presidente expressou as suas condolências e reconheceu o sacrifício dos bombeiros, afirmando: “São uns heróis”.
O acidente ocorreu no dia 1 de janeiro, quando cinco bombeiros regressavam de uma ocorrência e o veículo de combate a incêndios em que seguiam se despistou na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Sabóia, no concelho de Odemira. Dinis Conceição foi inicialmente hospitalizado no Hospital de São José, em Lisboa, mas não resistiu aos ferimentos. Dos restantes quatro bombeiros, dois continuam internados: um no Hospital de Portimão e outro no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Os outros dois já tiveram alta hospitalar.
Segundo o Notícias ao Minuto, durante as cerimónias fúnebres, Marcelo Rebelo de Sousa também abraçou um dos bombeiros feridos no acidente que já teve alta, demonstrando solidariedade para com os sobreviventes e suas famílias. A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, também esteve presente nas cerimónias, sublinhando a importância do apoio institucional nestes momentos de perda.
As causas do despiste estão a ser investigadas pela Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana. O comandante dos Bombeiros de Odemira, Luís Oliveira, afirmou que “nunca houve queixas de segurança” relativas à viatura envolvida no acidente. Entretanto, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, defendeu a constituição de uma comissão técnica independente para elaborar o inquérito ao acidente, visando apurar responsabilidades e prevenir futuros incidentes.
Este trágico acontecimento ressalta os riscos inerentes à profissão de bombeiro e a necessidade de garantir condições de segurança adequadas para estes profissionais que diariamente colocam as suas vidas em risco para proteger a comunidade. A presença de altas figuras do Estado no funeral do bombeiro Dinis Conceição reflete o reconhecimento e a gratidão da sociedade pelo serviço prestado pelos bombeiros portugueses.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, era refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes