A 7ª edição do Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza, que teve início no dia 30 de Setembro e terminou esta quarta-feira, contou com 1.109 participantes em 300 actividades ligadas à natureza, distribuídas pelo concelho de Vila do Bispo.
O maior evento em Portugal dedicado à natureza foi “mais uma vez considerado um sucesso, mas sempre com a visão de querer fazer mais e melhor. Foram observadas 134 espécies de aves e paralelamente foram feitos passeios de barco e pedestres que permitiram observar vegetação nativa de Sagres, libélulas, mamíferos marinhos entre outros”, relata a autarquia em nota de imprensa enviada às redacções esta sexta-feira.
Os mais de mil participantes dividiram-se entre 29 nacionalidades, entre os quais se incluíram portugueses, australianos, indianos, canadianos e muitos europeus. A autarquia destaca ainda as actividades dedicadas aos mais novos, que este ano “tiveram bastante adesão”.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, participaram na edição deste ano, onde simbolicamente libertaram duas aves de rapina provenientes de cativeiro, plantaram árvores e removeram uma espécie invasora.
O evento promovido pela Câmara de Vila do Bispo tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores. A organização explica que o festival acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de Outono, quando as aves migratórias trocam Portugal por terras quentes africanas.
“O sucesso deste evento não seria possível se não fossem os 64 parceiros locais que dinamizaram actividades, entre os quais empresas de animação turística, desporto, bem-estar. Os apoios e os patrocínios foram também essenciais para que tudo corresse pelo melhor”, diz o município na mesma nota de imprensa.