As icónicas bonecas de pano, expostas por todo o concelho de Lagos nos primeiros dias de maio, fazem anualmente as delícias de munícipes e visitantes.
Em tempos de pandemia, em que as saídas não essenciais são de evitar, o município e as juntas de freguesia insistem em fazer perdurar esta preciosa tradição com um desafio lançado a todos os lacobrigenses: criar estas bonecas em casa e enviar as suas fotografias para serem apresentadas na página de Facebook da autarquia.
Promovida anualmente por todo o concelho, esta iniciativa conta com a participação da população, que expõe estas bonecas de pano, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando em alguns quadros do quotidiano. Segundo a tradição, a Maia era uma boneca de palha de centeio em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de maio. Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da primavera e do novo ano agrícola, as Maias fazem parte do nosso património imaterial e da cultura local, mantendo-se bem viva no concelho de Lagos.
Neste período diferente de pandemia em que as saídas não essenciais não são recomendadas para apreciar as Maias presencialmente, a autarquia lança o desafio a todos os lacobrigenses para criarem as suas Maias em casa ou mostrarem as que já têm preparadas. Envie as fotografias das suas Maias (na sua varanda, janela, jardim, quintal ou porta) para [email protected] (os ficheiros não podem exceder os 9mb) com o seu nome e localidade. Estas célebres bonecas serão depois apresentadas ao mundo numa “exposição digital” na página de Facebook do município de Lagos.
A autarquia lança o repto: “Dê asas à sua imaginação e imortalize esta tão especial tradição de Lagos”.
Para mais informações sobre a tradição das Maias em Lagos, aceda à página da Fototeca Municipal.
RELACIONADO:
ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira
Algarve regista mais 1 caso. Portugal com 989 mortos e 25.045 infetados
Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho
Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]
Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência
“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”
Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’
Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal
Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim
Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19
Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal
Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos