Em Portugal o preço médio para arrendar uma habitação tem-se revelado um verdadeiro desafio para o cidadão comum. O problema, no entanto, não se limita ao nosso país. Já aqui “ao lado”, em Madrid, Espanha, houve quem colocasse um anúncio a alugar o sofá pelo valor de 250 euros por mês.
Observado apenas o preço parece até bastante barato, mas analisando depois com mais atenção percebe-se que é apenas o sofá que está disponível nesta peculiar oferta.
O indivíduo partilhou um anúncio em que oferecia para alugar um sofá da sua casa como acomodação para uma pessoa. No anúncio, está indicado que o sofá está disponível para alugar num apartamento partilhado.
Este anúncio foi partilhado no X por um utilizador.
Muitos utilizadores não queriam acreditar na oferta que estava a ser partilhada. Houve um em particular que referiu sarcasticamente que este sofá deveria ser um sofá-cama e como tal, o preço estava justificado.
Há ainda a gralha de no anúncio estar descrito que o estúdio, onde fica o sofá, tem 28.041 m². “Por esse preço até nem acho caro”, ironizou um utilizador.
Esta história ilustra de forma peculiar os desafios que as pessoas enfrentam na procura de habitação acessível em várias partes da Europa.
Os governos de toda a Europa têm entre mãos um desafio que se prende com encontrar soluções que permitam que mais pessoas tenham acesso a habitação digna.
Leia também: Novas casas a custos controlados começam a ser entregues em Olhão já no início do próximo ano