Fábio Conceição, um voluntário de 41 anos da Cruz Vermelha de Tavira, relatou ao Correio da Manhã como salvou a vida de um homem que tinha caído de uma embarcação na foz do rio Gilão, em Tavira, na noite de quinta-feira.
O incidente ocorreu quando duas embarcações de recreio colidiram, resultando na queda de um tripulante à água. Fábio, que estava a bordo de uma terceira embarcação, testemunhou o acidente e agiu de imediato. Ele descreve o momento: “Passei à hora exata no local exato. Ouvi o estrondo do choque dos barcos e depois puxei o homem que tinha sido projetado para a água e estava em paragem cardiorrespiratória, que consegui reverter.”
Fábio, de forma humilde, recusa ser considerado um herói, e afirma: “Qualquer pessoa na minha situação teria feito o mesmo. Mas sinto-me muito bem.” Relembra também as condições adversas da operação de resgate: “estava muito escuro e foi necessária ajuda, com luz e também para içar o homem, bastante pesado”.
Leia também: Saiba quanto pode receber pelo abate de um carro anterior a 2007 e como proceder ao abate
Além de salvar o tripulante em situação crítica, Fábio também participou no resgate dos outros três ocupantes das embarcações, garantindo que todos chegassem em segurança à terra.
Um agente da Polícia Marítima de Tavira conseguiu controlar a embarcação desgovernada no rio, onde se encontrava o ferido grave, com o apoio adicional dos Bombeiros de Tavira. A Polícia Marítima abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do incidente.
Leia também: Preço do combustível a descer e uma bomba do Algarve entre as mais baratas do país. Conheça-a