Hélder Martins foi eleito esta sexta-feira presidente da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve para o triénio 2022 – 2024, alcançando uma vitória expressiva nas eleições mais participadas da história da associação.
O candidato da lista B concorreu sob o lema “Por uma AHETA abrangente e renovada” e contou com o apoio de vários ilustres do turismo nacional e regional, entre os quais o empresário e pai do turismo português André Jordan.
O empresário e ex-presidente da Região de Turismo do Algarve, Hélder Martins, assinala que “hoje começa uma nova vida para a AHETA. Queremos agradecer a todos os associados e apoiantes pela confiança depositada no nosso projeto e garantir que vamos ser uma associação representativa, a nível nacional e internacional, de todos os hoteleiros e empresários ligados ao turismo do Algarve, desde as grandes unidades hoteleiras aos proprietários de alojamentos locais. É fundamental que a AHETA volte a ser o principal interlocutor das empresas turísticas do Algarve junto das entidades e instituições nacionais”.
Nas suas primeiras palavras como presidente da associação, o empresário afirma que “uma das nossas prioridades é aumentar o número de associados e criar condições para o envolvimento de todos. Desde logo, constituindo a AHETA como entidade formadora, criando um Gabinete de Estudos e um Conselho Geral e desenvolvendo áreas de aconselhamento aos associados e aos investidores, que permitam ir de encontro às necessidades reais dos empresários.”
A lista vencedora é constituída da seguinte forma:
Assembleia Geral:
Presidente: Vila Galé Hotéis, S. A., representada por Carlos Cabrita
Vice-presidente: AGT, S. A. representada por José Emídio
Secretário: Mogal, Inv. Hoteleiros e Turísticos, S.A., representada por Orlando Lopes
Direção:
Presidente: Pedras d’El Rei, Gestão e Turismo S. A., representada por Hélder Martins
Vice-presidentes: Solverde, S. A., representada por Joel Pais; Marlagos, Iniciativas Turísticas Ldª, representada por Martinho Fortunato; Garvetur, S. A., representada por Reinaldo Teixeira; Salvor, S. A., representada por Pedro Lopes; SGEHR, Soc. Gestora e Exp. Hotéis e Resorts, representada por Mário Ferreira; Minor Luxury Hotels Vilamoura, S. A., representada por Jorge Beldade; Pedra dos Bicos, S. A. representado por Teresa Bispo; Vila Vita Portugal, Atividades Turísticas e Hoteleiras, Ldª. representada por José Vila-Nova.
Conselho Fiscal:
Dom Pedro, Investimentos Turísticos, S. A., representado por Luís Correia da Silva; Balvil – Gestão de Empreendimentos Turísticos Ldª, representado por Rui Justo; Alboltur Sociedade Hoteleira, Ldª, representada por Rui Costa.
Na Comissão de Honra da lista B, presidida pelo empresário André Jordan, a candidatura contou com o apoio de António Saraiva, Carlos Martins, Vítor Neto, Desidério Silva, Frederico Costa e Francisco Severino, entre outros empresários e gestores ligados ao setor do turismo, unidades hoteleiras, empresários de alojamento local e figuras regionais de todo o Algarve.
Entre as propostas apresentadas no seu programa eleitoral, destacam-se “a intenção de promover uma revisão dos estatutos da associação, que permita uma adaptação às necessidades dos associados à realidade atual, e aumentar o número de associados em todos os setores de atividade além da hotelaria, tais como o alojamento complementar, imobiliária turística, golfe, animação turística e os transportes”.
O programa abrange ainda um conjunto de ações focadas no apoio aos associados, estando previsto o desenvolvimento de um Gabinete de Estudos e de áreas de Aconselhamento ao Investidor, além da organização de um congresso anual da AHETA e a constituição da AHETA como entidade formadora.