A H2OFF – Hora de fechar a torneira! foi precisamente há uma semana e nada mais gratificante para a APDA do que confirmar os resultados excecionais desta iniciativa que se realizou pelo segundo ano consecutivo.
Promovida e impulsionada pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) no âmbito da celebração do Dia Mundial da Água, 22 de março, a campanha decorreu com base num conceito que se pretende perpetuar: desafiar toda a comunidade a fechar a torneira no dia 22 de março, entre as 22:00 e as 23:00, num gesto deliberado e consciente.
“O objetivo é claro: apelar à consciencialização e à mudança de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, visando a proteção e preservação da mesma”, explica a APDA.
A campanha arrancou em fevereiro e contou com mais de uma centena de parceiros a nível nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, e novos Embaixadores, para além dos existentes da edição passada, assumindo estes um papel significativo na divulgação e visibilidade da iniciativa.
Na edição de 2022, e a pensar no impacto próspero da difusão da mensagem junto dos mais novos, foi envolvida de uma forma mais direta a comunidade escolar.
Neste seguimento, foram desenvolvidas peças gráficas específicas para este público, que respondeu ao desafio com a realização de diversos trabalhos que a CECEA pretende divulgar no website da H2OFF (aqui).
“Os resultados da H2OFF 2022, tanto a nível de adesão de público e entidades, como a nível de partilha de divulgação em meios de comunicação social, incluindo redes, ultrapassaram, mais uma vez, as expectativas, demonstrando que a iniciativa está no bom caminho para realizar-se anualmente com sucesso, como é intenção da CECEA”, conclui a APDA.