O grupo Sonae, dono dos hipermercados Continente, sofreu um ataque informático na madrugada desta terça-feira pelas 02:00.
A informação já foi confirmada pelo grupo, que informa que estão a ser afetadas “comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja”.
“A MC confirma que se verificou um ataque informático nos sistemas que está a afetar algumas comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja”, lê-se no comunicado divulgado.
Neste momento, todos os serviços online da marca Continente estão indisponíveis. No entanto, as lojas físicas, como supermercados e hipermercados, estão abertas e a funcionar. É possível efetuar pagamentos com dinheiro e cartão, mas não é possível passar faturas. O uso do cartão Continente também está indisponível.
Ao que a SIC apurou, a extensão do ataque informático ainda está a ser avaliado pelo grupo Sonae, que está a tentar perceber se os dados dos clientes ficaram comprometidos.
As equipas do grupo Sonae “estão a trabalhar no sentido de averiguar a perturbação” e “repor, com a máxima brevidade, o normal funcionamento da atividade”.
Ataque não compromete dados de clientes
A empresa de retalho e distribuição do grupo Sonae assegura que os dados dos clientes não foram comprometidos. A garantia foi dada à SIC pela Sonae MC, que está a trabalhar para resolver o problema o quanto antes. Os serviços online do Continente continuam em baixo.
À SIC, a Sonae MC assegura que os dados de clientes não foram comprometidos e, posteriormente em comunicado, confirma que: “No âmbito do ataque informático de que a MC foi alvo, a empresa assegura que, no que se refere ao Continente Pay, o Continente não tem qualquer acesso a dados bancários dos clientes. Essa informação é do domínio único e exclusivo da entidade financeira“.
“As nossas equipas estão a trabalhar no sentido de averiguar a perturbação e repor, com a máxima brevidade, o normal funcionamento da atividade”, pode ler-se.
Até que a normalidade regresse, no site do Continente continua a não ser possível fazer compras e também a aplicação está indisponível.
Os hiper e supermercados da marca estão abertos, mas os clientes não conseguem utilizar o cartão Continente e não é possível emitir faturas nas lojas.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL