Cerca de 200 confrades vão participar no 19.º Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve que vai decorrer no sábado, em Portimão, evento que visa “enaltecer a gastronomia” da região, anunciou esta terça-feira o município.
A iniciativa conta com a participação de chefes de cozinha e restaurantes do Algarve, prevendo os organizadores a presença de cerca 200 confrades de cinco países europeus – Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Bélgica, informou a câmara de Portimão em comunicado.
O evento engloba também a sétima Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, que distingue “os melhores da gastronomia algarvia, nacional e europeia”.
Num primeiro momento, o Grande Capítulo terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Portimão, onde os presidentes da autarquia e da confraria anfitriã, respetivamente, Isilda Gomes e José Manuel Alves, darão as boas-vindas aos participantes.
Em seguida, os confrades desfilarão até à Igreja do Colégio acompanhados pela Sociedade Filarmónica de Portimão, onde decorrerá uma cerimónia reunindo as quatro dezenas de confrarias representadas e oriundas de todo o país, de Espanha, Bélgica, Grécia e Itália, na qual serão entronizados vários confrades, de honra, mérito e de número.
À noite, a partir das 20:00, realiza-se no Hotel Algarve Casino, situado na Praia da Rocha, o jantar e a VII Gala dos Prémios de Santa Maria de Ossónoba, uma iniciativa bienal que distingue treze categorias, com destaque para Cozinha Tradicional do Algarve, Chefe de Cozinha Nacional, Chefe de Cozinha da Região do Algarve, Vinho do Algarve, Restaurante Algarvio e Dedicação à Gastronomia, entre outras.
Na ocasião, será entregue o prémio *Laurus Nobilis* a Isilda Gomes, confreira e presidente do Município de Portimão, pelos serviços prestados à causa da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, “pautados com qualidades de carácter e espírito confrádico desde a sua entronização em 2007, quando desempenhava as funções de Governadora Civil do Distrito de Faro”, segundo os responsáveis pela distinção.
Os prémios Santa Maria de Ossónoba correspondem “a um reconhecimento para com aqueles que tanto dão em prol da comunidade e que muitas vezes ficam no esquecimento”, e têm como finalidade “reforçar a imagem da Confraria enquanto guardiã do como fazer”, sendo aspeto essencial dos seus objetivos “a difusão e divulgação da raiz cultural da região do Algarve e, também, o incentivo e defesa dos interesses públicos desta comunidade.”
Entre as entidades que marcarão presença no XIX Grande Capítulo, contam-se o CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, a FECOES – Federación de Cofradías Vínicas y Gastronómicas (Espanha), a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a associação Acropolis, Club of Attica (Grécia), a Confraternitadel Lesso e della Pearà (Itália), a Confrérie du Peket de Namur (Bélgica), etc.
O evento é aberto ao público, mediante inscrição para o endereço de correio eletrónico [email protected] ou através do telefone 960 064 967.
Para conhecer o programa completo e condições de inscrição basta clicar aqui.
Leia também: Melhores vinhos de Portimão podem ser degustados entre 5 e 7 de outubro