O dia de hoje ficou marcado pelo menor aumento do número de casos do novo coronavírus no nosso país. Portugal regista 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Este valor representa uma subida de 0,96%.
Graça Freitas disse na conferência de imprensa diária que o país deve começar-se a preparar para “voltar à normalidade”. Espera-nos uma nova realidade e não devemos perder o foco: “temos de ser muito disciplinados e coesos”.
O número de casos aumentou hoje 181, um resultado que pode significar que estamos no caminho certo, mas que ele é longo. António Lacerda Sales pede que “que não deitemos a perder o trabalho das últimas semanas” e anuncia a chegada de cinco mil testes rápidos ao país.
O estado de emergência foi renovado até 02 de maio, com algumas alterações em relação aos dois últimos alertas. Prevê-se a abertura parcial da economia e também a abertura das cresces. Os transportes serão reforçados e o uso de máscaras deve ser uniformizado por toda a população. Devemos manter a distância de segurança e cumprir as normas de higiene.
Do total das pessoas infetadas, sabe-se que a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 17.738, menos 199 relativamente a quinta-feira (-1,1%), avança a Lusa. Os dados adiantam que 1.284 estão internadas, menos 18 (-1,3%) e 222 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos sete, o que representa uma diminuição de 3%.
Relacionado:
Covid-19: Portugal tem 19.022 infetados. Algarve sobe para 305 casos
Estado de emergência: Podemos começar a respirar de alivio? Saiba o que ai vem