Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi suspenso por cinco dias, depois de utilizar uma fotografia vestido com a farda da GNR na aplicação mais famosa de encontros do mundo, o Tinder. Se isto já não bastasse, usou ainda uma frase sexual explícita para fazer a legenda.
Segundo avança o Jornal de Notícias, junto da GNR, o incidente em causa não é o único, uma vez que já tinha sido aberto um outro processo disciplinar devido a uma circunstância semelhante. Esse processo acabou, no entanto, arquivado.
Foi em outubro do ano passado que o caso foi tornado público, assim que as fotos dos dois militares da GNR começaram a circular nas redes sociais depois de vários utilizadores partilharem as mesmas.
A frase que o militar suspenso usou na descrição do seu perfil de Tinder tinha ainda uma conotação sexual sugestiva. “Se costumas dizer ‘fuck the police’, é a tua oportunidade de ouro”. A descrição foi usada fazendo referência à popular música dos anos 90, ‘Fuck Da Police’ do grupo de hip hop norte-americano N.W.A que fala sobre violência racial e policial.
Citada pelo Correio da Manhã na altura, a GNR não só criticou o comportamento do militar como também publicou um código de conduta sobre a utilização das redes sociais por parte dos seus militares, referindo, que “a divulgação deste tipo de imagens ou vídeos nas redes sociais colidem com os deveres dos militares da Guarda e com a deontologia do serviço policial, colocando em causa a imagem institucional”.