A GNR promove esta sexta-feira no conselho de Loulé, a partir das 14.30 horas, uma acção de sensibilização com o objectivo de aconselhar a população idosa para a adopção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas, furtos e roubos em residências.
Durante a operação serão empenhados militares das Secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais, que realizarão acções nas residências dos idosos, nos centros de apoio social e em diversas entidades de saúde.
Esta é uma iniciativa que a GNR realiza durante o mês de Outubro e em todo o território nacional. Para além de Loulé, as acções decorrem ao longo desta sexta-feira também em Mafra e Matosinhos.
Em comunicado publicado esta quinta-feira na sua página na internet, a GNR recorda que no mês de Abril deste ano, decorreu em todo o território nacional a “Operação Censos Sénior 2016”, uma operação que teve como objectivos actualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, identificar novas situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo, onde foram sinalizados 43.322 idosos, dos quais 26 mil vivem sozinhos, 4.626 vivem isolados, 3.085 vivem sozinhos e isolados e 9.611 não enquadrados nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.