A iniciativa, que aconteceu durante o verão em vários locais do concelho de Loulé, sobre a futura Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, teve a participação de cerca de duzentas pessoas, e após o sorteio foram conhecidos os vencedores que receberam 10 chapéus de explorador, 5 mochilas de explorador e 1 máquina fotográfica polaroid.
Além disso, todos os participantes receberam um crachá com o símbolo da futura Reserva e um QR Code com informação adicional, informou em comunicado a autarquia de Loulé.
O desafio consistiu “em responder acertadamente a um pequeno questionário sobre a área da futura Reserva Natural Local, de forma a sensibilizar os residentes, turistas e todos aqueles que usufruem do espaço para a importância da sua proteção, conservação e valorização”.
O balanço desta iniciativa “foi bastante positivo uma vez que a maioria das pessoas reconheceu a área como um tesouro de biodiversidade a ser protegido e valorizado”, lê-se na nota.
Nos próximos meses, a autarquia “continuará a realizar ações de sensibilização e valorização da futura Reserva, direcionadas agora para crianças e jovens em contexto escolar”.
A autarquia recorda que o processo de classificação como Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal “encontra-se em curso. Este será um contributo do Município de Loulé para a conservação da natureza, restauração de habitats e diminuição da perda de biodiversidade no território de Loulé, estando em linha com um dos principais compromissos da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030: a proteção legal de um mínimo de 30% da superfície terrestre”.
Leia também: “Cadeados do Amor” estão a ser retirados dos destinos turísticos. Conheça o motivo