A destruição que os seres humanos tem feito no mundo animal foi uma das principais causas que levou ao surto do novo coronavírus e à dimensão global que atingiu. Quem o diz é primatóloga britânica Jane Goodall.
“Foi o nosso desprezo pela natureza e o nosso desrespeito pelos animais com quem deveríamos partilhar o planeta que causou esta pandemia, que foi prevista há tanto tempo”, disse a cientista de 86 anos à France24.
O facto dos animais ficarem sem os seus habitats naturais devido à destruição das flores, arrefecimento de glaciares e poluição, obriga-os a aproximarem-se das populações e, com isso, a probabilidade de um surto como a covid-19 aumenta.
Jane Goodall acrescenta ainda que “as doenças são passadas de um animal para outro, e esse segundo animal é, então, mais provável que infete humanos, uma vez que é forçado a viver mais próximo deles”.
O mau tratos dos animais foi outras das justificações da cientista para o que está a acontecer, uma vez que estes são muito mal tratados e vendidos em mercados. A morte não é digna “e as quintas intensivas onde são cruelmente aglomerados biliões de animais de todo o mundo” usam e abusam do seu sofrimento.
Por fim, Jane Goodall apela a que a decisão de fechar o mercado de animais selvagens da China se torne permanente. Sobre o de África, diz que será “muito difícil travar a venda de carne de animais selvagens, porque muitas pessoas dependem dela para viver”.