Dez distritos de Portugal continental vão estar este fim de semana sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 18:00 deste sábado e as 12:00 de domingo, devido à previsão de “ondas de noroeste com 7 a 9 metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros”.
No domingo, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso vermelho entre as 06:00 e as 12:00, e Lisboa e Leiria entre as 00:00 e as 12:00 também devido à previsão de agitação marítima, ainda de acordo com a nota do IPMA.
Já em Vila Real vai ser emitido, esta madrugada, o aviso laranja até às 09:00.
O IPMA emitiu também aviso laranja para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 03:00 e 21:00 de domingo.
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Região sul com pequena subida de temperatura mas…
Para este sábado, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde de norte para sul.
Apesar de uma pequena subida de temperatura, com registo de vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) a partir da manhã, as rajadas podem atingir até 80 km/h, em especial no litoral e nas serras, rodando gradualmente para oeste e enfraquecendo a partir do meio da tarde.
A previsão aponta ainda períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde.
Leia também: Qual o impacto da chuva? Água armazenada subiu mas bacias no Algarve continuam em baixo