O Festival de Órgão do Algarve encerra no próximo sábado, pelas 21.30 horas, com um concerto na Igreja da Sé de Faro por Tadeu Filipe.
O Festival compreendeu dez concertos de música para órgão que atravessaram a região, criando novo público em Portimão, Boliqueime e Tavira. Concertos sempre com bastante público, caloroso e muito interessado nas obras musicais e em particular nos instrumentos históricos que muitas das vezes desconheciam.
Para o concerto de encerramento, chega-nos da outra ponta do país, mais concretamente de Vila Real, o músico Tadeu Filipe. Iniciou os estudos em órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto. É licenciado em Ensino de Música (Órgão) pela Universidade de Aveiro, com Pós-Graduação. Frequentou cursos internacionais com personalidades como Antoine Sibertin-Blanc, Jesus Gonzalo Lopez, José Luís Uriol, Ton Koopmann, Andrés Cea Gálan, entre outros.
Lecciona órgão no Conservatório Regional de Música de Vila Real e no Conservatório de Música e Dança de Bragança onde é responsável pelo Ciclo de Música Sacra. É organista da Igreja da Santíssima Trindade no Porto.
No programa de encerramento do Festival constam compositores mais desconhecidos, tais como Podbielski, Zachow, López, Larrañaga e Arresti, que serão certamente um motivo de curiosidade para o público.
O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.