O Projeto SOS Planeta – desafio: recicla, reduz, reaproveita, foi iniciado há quatro anos, tendo tido como participantes turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), pertencentes a escolas da região do Algarve, Portugal.
Os alunos desenvolveram ações relacionadas com a educação ambiental sustentável e efetuaram partilhas dessas mesmas ações recorrendo às novas tecnologias da informação e comunicação, através da realização de vídeos e da participação em diversos concursos educacionais. Criaram, também, uma letra original para a música: SOS Planeta que interpretam nos seus vídeos e nas suas apresentações de trabalhos.
Na minha atividade de professora tenho-me envolvido nos últimos anos em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com a inovação pedagógica e a educação ambiental sustentável. Mestre em pedagogia do elearning pela Universidade Aberta, Embaixadora ambiental pelo euclimatepact. Publiquei recentemente o livro “Inovar a educação”, e o artigo na Revista Multidisciplinar – projeto Sos planeta.
O projeto tem um canal no YouTube “sos planeta”e vários grupos de interesse educativo nas redes sociais – Colocar as tecnologias ao serviço da educação ambiental sustentável é o maior propósito. Acredito que a utilização de tecnologias na Educação, assim como o trabalho colaborativo, são determinantes para alicerçar o conhecimento e o “conetivismo” das próximas gerações.
Contatos: [email protected] de Escolas Afonso III, Faro, Portugal ([email protected])
Para conhecer o Projeto SOS Planeta basta clicar aqui.
[Autora: Marta Martins Saraiva, Professora]
Marta Martins Saraiva é professora e nos últimos anos tem estado envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com a inovação pedagógica e a educação ambiental sustentável. Mestre em pedagogia do elearning pela Universidade Aberta, Embaixadora ambiental pelo euclimatepact. Publicou recentemente o livro inovar a educação, e o artigo na revista multidisciplinar- projeto Sos planeta. Criou igualmente o canal no YouTube “sos planeta”e vários grupos de interesse educativo nas redes sociais. Colocar as tecnologias ao serviço da educação ambiental sustentável é o seu maior propósito e compromisso com o futuro sustentável das futuras gerações. A utilização de tecnologias na Educação e o trabalho colaborativo será determinante para Alicerçar o conhecimento e o Conetivismo das próximas gerações.
RELACIONADOS:
LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!
O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte – assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. A coordenação é do Europe Direct do Algarve e a mentoria da professora de Belas Artes Ana Sousa. O projeto teve início em 2021 e na fase piloto do projeto, participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão. Foram criadas 6 tapeçarias, inspiradas na obra do artista africano El Anatsui, a partir de lixo recolhido na costa algarvia que estão em itinerância pela região desde junho de 2022. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos. Em 2023 somos 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Estão em elaboração 10 esculturas/instalações para espaços públicos.
#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #GD4Y #belo #sustentavel #acessivel #agirlocalmente #pensarglobalmente #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14
#GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES
Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]
Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram