Hoje, às 13:00 horas, Adina Vălean, comissária europeia dos Transportes, participa na abertura do evento de lançamento do Ano Europeu do Transporte Ferroviário.
Às 14:00 horas ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a comissária europeia para os Transportes, Adina Valean, fazem a abertura do lançamento do Ano da Ferrovia.
Às 16:50, Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, participa na sessão de encerramento.
Programa e mais informações sobre o Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021.
A eurodeputada e presidente da comissão parlamentar dos Transportes, Karima Delli, e a relatora do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a eurodeputada Anna Deparnay-Grunenberg, estão também entre os participantes.
Será um “debate alargado” com “representantes da indústria, das entidades de segurança, das entidades de investigação”, centrado no caminho a seguir “para melhorar e tornar este modo de transporte mais eficaz e mais efetivo”, “do ponto de vista tecnológico, da operação, das infraestruturas, da digitalização”.
Durante o Ano Europeu estão planeadas 82 iniciativas em vários Estados-membros da UE, com Portugal a organizar “uma conferência sobre as redes europeias de transporte”, inicialmente prevista para junho, mas adiada para setembro por “questões pandémicas”.
Associado à conferência, haverá um “comboio de Lisboa a Ljubljana, que partirá de Lisboa e que fará escala em Bruxelas, Berlim e Bucareste, terminando em Ljubljana”, capital da Eslovénia, que exerce a presidência da UE no segundo semestre de 2021, “com uma série de eventos ao longo do trajeto”.
A cidade do Porto acolherá as Jornadas de Segurança Ferroviária e haverá ainda uma conferência virtual sobre Transporte Ferroviário de Mercadorias, prevista para 12 de maio, decorrendo ainda “um concurso nacional de desenho com as escolas”.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!