Estamos a adotar medidas firmes para reforçar os nossos setores de saúde pública e mitigar o impacto socio-económico na União Europeia. Estamos também a mobilizar todos os meios à nossa disposição para ajudar nossos Estados Membros a coordenar as suas respostas nacionais e a dar informações objetivas sobre a disseminação do vírus e os esforços efetivos para contê-lo.
Mais informação disponível na página web dedicada à crise do Covid-19. Nesta página encontra processos concursais, notícias, declarações, calendário de actividades, previsões e legislação.
Resumo das ações da Comissão Europeia pode ser visto aqui.
COVID-19: material médico
A pedido urgente da Comissão, o Comité Europeu de Normalização (CEN) e o Comité Europeu de Normalização (Cenelec), e o Comité Europeu de Normalização(Cenelec), em colaboração com todos os seus membros, acordaram em disponibilizar de imediato uma série de Normas europeias para determinados dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual.
Esta ação ajudará tanto as empresas da União Europeia como as de países terceiros que pretendam fabricar estes produtos a iniciar rapidamente a produção e a colocar produtos no mercado interno mais facilmente, garantindo simultaneamente um elevado grau de segurança. O acordo alcançado ontem tem efeito imediato. As 11 normas desenvolvidas pelo CEN e, eventualmente, três outras, desenvolvidas em conjunto com a Organização Internacional de Normalização (ISO), que são disponibilizadas abrangem as máscaras filtrantes comuns, as luvas médicas e o vestuário de proteção.
Mais informação aqui.
COVID-19: fronteiras
A Comissão apresentou hoje orientações para os Estados-Membros sobre as medidas de gestão das fronteiras relacionadas com a saúde, no contexto da emergência COVID-19. O objetivo é proteger a saúde dos cidadãos, garantir o tratamento adequado das pessoas que têm realmente de viajar e garantir a disponibilidade de bens e serviços essenciais. As comissárias Kyriakides e Johansson apresentaram as orientações aos ministros da Saúde e da Administração Interna da UE na sua primeira reunião por teleconferência realizada esta manhã.
Mais informação aqui.
Fonte Europe Direct Algarve