A Guerra Fria estava a chegar ao fim e uma página importante foi virada na história da Europa. Um mês depois, o Portão de Brandemburgo foi inaugurado oficialmente, restaurando definitivamente a liberdade de movimento entre as duas Alemanhas. Em 3 de outubro de 1990, a unificação alemã foi alcançada, transformando efetivamente o futuro da integração europeia.
Apesar da velocidade dos acontecimentos, o Parlamento Europeu desempenhou plenamente o seu papel, intensificando os seus esforços em resposta a esta evolução política. Durante vários meses, proporcionou um fórum para os líderes europeus encarregados de preparar a reunificação da Alemanha. Preocupados com as implicações políticas, económicas e institucionais deste momento histórico para a Comunidade Europeia, os Membros do Parlamento Europeu (MPE) apoiaram a reunificação alemã, apelando cada vez mais à democratização e ao respeito pelos direitos humanos na Europa Central e Oriental.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!