No âmbito da iniciativa “Os Fundos Europeus na minha Região”, a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2030 dá continuidade aos “Dias Abertos”, abrindo as portas a diversos projetos financiados por fundos europeus na região, desta feita a visita será à Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências – José Cabrita, em Castro Marim.
A sessão decorrerá no dia 6 de fevereiro, permitindo a todos os interessados conhecer esta unidade pioneira no apoio à saúde mental em Portugal.
Este projeto inovador é a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do país dedicadas ao tratamento e acompanhamento de pessoas com demência. Foi desenvolvido no âmbito do Plano de Ação da ARU e do PARU, tendo sido financiado em mais de 1,5 milhões de euros pelos Fundos Europeus, através do programa PO CRESC Algarve 2020, complementados por um milhão de euros de apoio do Município de Castro Marim, sendo o restante montante assegurado pela Santa Casa da Misericórdia.
A infraestrutura destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incluindo uma unidade de reabilitação e serviços de saúde especializados. Além disso, a estrutura integra ainda uma Unidade de Centro de Dia, com capacidade para tratar e cuidar 30 utentes, e uma Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal, que presta apoio às famílias e desenvolve estratégias para uma melhor abordagem à doença.
Este espaço tem sido essencial para o desenvolvimento de investigação e análise sobre a doença de Alzheimer e outras demências, permitindo a implementação das melhores práticas na abordagem ao tratamento e acompanhamento destes doentes.
Os “Dias Abertos” pretendem aproximar os cidadãos dos projetos financiados pela União Europeia, destacando a importância dos fundos europeus no desenvolvimento regional. A iniciativa conta com o apoio do Município de Castro Marim e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, sendo um exemplo de boa aplicação dos fundos comunitários no Algarve.
A participação na visita é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, aqui.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€