O «Certificado Verde Digital» facilitará a circulação segura e livre na UE durante a pandemia de COVID-19. Um Certificado Verde Digital constituirá prova de que uma pessoa foi vacinada contra a COVID-19, recebeu um resultado negativo num teste ou recuperou da COVID-19, prova essa que pode ser utilizada em todos os Estados-Membros da UE.
Pode também ser introduzido na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça. O Certificado Verde Digital estará igualmente aberto a iniciativas que estão a ser desenvolvidas a nível mundial.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!