O projeto prevê uma emissão semanal logo ao arrancar das semanas e engloba várias dinâmicas como notícias da Europa e temas em destaque. A promoção de uma cidadania ativa e sustentável e a divulgação da diversidade e interculturalidade como valores europeus são as principais metas a atingir com a iniciativa.
Para além da exposição destas temáticas, vai existir um espaço dedicado à interação dos ouvintes. “Speak Corner” irá dar voz à tradução de expressões em várias línguas que são úteis em qualquer rua da Europa. Os interlocutores do programa vão comunicar com o público atendendo aos pedidos de tradução e de curiosidades sobre qualquer país da União Europeia. O “Sabias que…” é o ponto de conclusão do programa e procura partilhar e ensinar valores, símbolos e instituições.
A “Rua da Europa” é um projeto acarinhado pela equipa da RUA FM, nomeadamente pelo diretor Alexandre Moura. Conta desde o início com a dedicação de Miguel Veiga na sonoplastia e da jornalista Susana Helena de Sousa como pivot. Os jovens voluntários são também parte importante do projeto e provêm de instituições parceiras da rede MOVE Algarve, nomeadamente a Erasmus Student Network Algarve, a Cooperativa ECOS, o Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro, DYPALL Network, o Centro Ciência Viva do Algarve, Speak Faro, Sê Mais Sê Melhor e a Associação Liláz.
O projeto procura voluntários para a área de divulgação, gravação no estúdio, partilha de conteúdos e organização de pesquisa. Qualquer pessoa com interesse numa sociedade inclusiva e sustentável apresenta os requisitos necessários para fazer parte da equipa e pode entrar em contacto com a organização através das redes sociais.
Segundo Ana Burnay, membro da equipa do Europe Direct do Algarve, “há muito tempo que se sonhava com um programa de rádio, de autoria própria, que envolvesse os jovens e fizesse a diferença”.
O Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve, representado por Maria João Barradas, bibliotecária responsável, é parceiro de longa data do Europe Direct e por isso mesmo, a sua colaboração no “A Rua da Europa” é fundamental. A rede MOVE Algarve é também parceira e traz ao projeto os interlocutores, as associações juvenis, os jovens mentores de projetos, os voluntários, youth workers e estudantes do Corpo Europeu de Solidariedade, do Programa LIFE Volunteer Escapes e estudantes ERASMUS+.
O Europe Direct do Algarve é um dos 500 centros europeus e pretende “difundir e disponibilizar informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros”, lê-se na página da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, onde se encontra alojado.
O Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve é “um Centro Europeu de divulgação de documentação e informação, criado em 1995 através de um protocolo assinado com a Comissão Europeia. Tem como objetivo principal apoiar a universidade na promoção e desenvolvimento de estudos e investigação em matérias comunitárias e promover ações de divulgação sobre as políticas da União Europeia”, segundo a página oficial da universidade.