Um estudo recente, citado pelo Pplware, mergulhou no impacto das alterações climáticas na qualidade e quantidade de um ingrediente essencial para a produção de cerveja: o lúpulo. Os resultados são preocupantes, sugerindo um declínio potencial tanto na quantidade quanto na qualidade do lúpulo até 2050.
Estas mudanças ameaçam a qualidade da cerveja, que depende fortemente do lúpulo, especialmente no final do verão.
O estudo centrou-se em dados relativos ao período de 1970 a 2050 em 90% das áreas de cultivo deste ingrediente no mundo; na Eslovénia, na Alemanha e na República Checa.
Maturação precoce do lúpulo
Uma das descobertas mais notáveis deste estudo é que as alterações climáticas estão a acelerar o processo de maturação do lúpulo. Desde 1994, o lúpulo tem amadurecido cerca de 20 dias mais cedo.
Este amadurecimento precoce está diretamente ligado a uma redução na produção de lúpulo e uma diminuição no teor de alfa, um componente vital na produção de cerveja.
Os investigadores previram uma diminuição estimada entre 4 a 18% na produção de lúpulo, juntamente com uma redução de 20 a 31% no teor de alfa do lúpulo nas próximas décadas.
Miroslav Trnka, cientista do Instituto de Investigação das Alterações Globais da Academia das Ciências da República Checa, alerta que essas consequências parecem ser inevitáveis.
Uma Ameaça para a Indústria Global da Cerveja
O estudo sublinha que a queda prevista na produção e qualidade do lúpulo até 2050 representa uma ameaça real para a indústria global da cerveja.
Para enfrentar o desafio, os investigadores recomendam a implementação urgente de medidas de adaptação para garantir o futuro da indústria, que envolve a análise de dados meteorológicos e modelos para entender como as alterações climáticas afetarão o lúpulo até 2050.
Durante esse período, é esperado um aumento de temperatura de 1,4 graus Celsius e uma diminuição da precipitação de 24 mm. Alguns produtores já estão a agir, como Andreas Auernhammer, produtor de lúpulo na Alemanha, que implementou sistemas de irrigação para garantir a qualidade do seu lúpulo.
“Os produtores de lúpulo terão de fazer um esforço suplementar para garantir a mesma qualidade de hoje, o que provavelmente implicará a necessidade de um maior investimento apenas para manter o nível atual do produto”, concluiu Trnka
Leia também: Encontro para café entre amigos torna-se viral após terminar com conta com 71 cervejas