
A consulta pública do estudo de impacte ambiental do projeto de eletrificação da linha férrea do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António, um troço de 57,4 quilómetros, arrancou hoje e decorre até 17 de Janeiro de 2020.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, “o projeto ferroviário previsto para a Linha do Algarve visa aumentar a competitividade e sustentabilidade deste corredor horizontal e melhorar o arco metropolitano do Algarve, sendo esta intervenção estratégica para o setor do turismo nacional”.
Conforme refere o Correio da Manhã, actualmente “apenas se encontra eletrificada a linha entre Tunes e Faro, com uma extensão de 38,5 quilómetros, faltando ainda fazer o mesmo nos restantes 101 quilómetros da ferrovia da região”.
O projeto em consulta pública prevê “a transformação da passagem de nível existente junto à estação de Tavira numa travessia apenas para peões, sendo construída, como alternativa, uma passagem inferior à linha férrea. Estão ainda previstas intervenções em alguns taludes e nas coberturas do cais de mercadorias de Faro e Vila Real de Santo António, e nas de passageiros da estação de Olhão. No troço a eletrificar existem seis estações e oito apeadeiros”, adianta o mesmo jornal.
Recorde-se que já em 2018 se dizia que a eletrificação dos troços entre Tunes e Lagos e Faro e Vila Real de Santo António, da Linha do Algarve, arrancaria em 2019 e que a obra custaria 57 milhões de euros.