O vinho é uma das bebidas preferidas dos portugueses e são escassas as mesas nacionais em que o vinho fica para segundo plano. Seja tinto, branco ou rosé, existem vinhos para todos os gostos, mas também é necessário tomar algumas precauções ao nível do consumo de bebidas alcoólicas. Para além disso, muitos são os diabéticos que se questionam se o consumo de vinho e outras bebidas com álcool são ou não prejudiciais à sua saúde.
Mais do que atuar como causa para o desenvolvimento de diabetes, o consumo de álcool pode afetar o controlo glicémico, que é uma etapa essencial no controlo da doença, tal como avança o portal Diabetes 365 graus. Apesar dos riscos do álcool para a saúde, os diabéticos podem beber vinho, desde que o façam em quantidades controladas.
Para além de alertar que para a importância de os diabéticos terem em conta se são ou não portadores de outras doenças, a mesma fonte recomenda um consumo abaixo de 14 unidades de álcool por semana, tentando espaçar ao máximo a ingestão ao longo da mesma, tanto para homens como mulheres. Quer isto dizer que não deve consumir mais de seis copos médios de vinho por semana.
No caso de bebidas, como o whiskey, a quantidade recomendada de consumo por semana é bem menor, uma vez que o whiskey tem um elevado teor de álcool.
De qualquer forma, o conselho do portal Diabetes 365 graus é de que todos os diabéticos devem informar-se junto do médico de família acerca de possíveis implicações que o consumo de vinho possa ter na gestão da doença.
Leia também: Posso utilizar Via Verde para pagamento automático de portagens em Espanha?