Não foi preciso esperar pelo novo ano para os reformados serem informados de que o valor das suas pensões iria aumentar em 2025. As pensões pagas pela Segurança Social vão beneficiar de aumentos entre 1,85% e 3,85% e já se sabe quando é que os reformados vão receber a sua primeira pensão com aumento. Saiba, contudo, que a nova retenção do IRS só será feita nos próximos meses.
Segundo avança o Público, é nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, que as pensões serão pagas aos reformados já com o aumento, fixado entre 1,85% e 3,85%.
Avança a mesma fonte que, em causa, estão os reformados cuja pensão é paga pela Segurança Social, com os aumentos de 2025 a abrangerem também as pessoas que entraram na reforma ao longo do ano de 2024.
De salientar que este apoio é apenas válido para aqueles que recebiam uma reforma mensal inferior a 1.567,50 euros. No caso das pensões de valor superior ao mencionado, o aumento aplicado é apenas aquele que resulta da fórmula prevista na lei, que tem em conta a inflação média sem habitação, registada em novembro, e o crescimento da economia.
Para já, sabe-se que o acerto na retenção do IRS relativa a janeiro só será feito nos próximos meses. Isto acontece porque as tabelas de retenção do IRS para aplicação em 2025 só foram conhecidas esta semana, numa altura em que as pensões da Segurança Social já estavam processadas.
Leia também: As rotundas fazem-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada