Uma estátua de D. Dinis, em bronze e com quase meio século, foi derrubada acidentalmente por um trabalhador de uma empresa de construção civil que conduzia uma viatura e embateu contra a escultura, em Ourique, avança o Correio da Manhã.
Segundo a mesma fonte, a ocorrência deu-se na manhã desta segunda-feira. A obra do escultor Lagoa Henriques ficou com danos estruturais, potencialmente irreversível.
A estátua caiu do pedestal e teve de ser “cuidadosamente acondicionada e transportada para o Estaleiro Municipal onde irá permanecer até que seja alvo de uma intervenção de conservação restauro”, informou a autarquia ao Correio da Manhã.
A autarquia é responsável pela obra no centro da vila que foi adjudicada a uma empresa de construção civil. Um dos operários conduzia a viatura quando embateu contra a escultura, considerada uma das mais importantes da carreira de Lagoa Henriques.
“A intervenção será realizada com a maior brevidade possível para que um dos símbolos do nosso município retome ao seu local original com a dignidade que lhe é merecida”, refere a Câmara Municipal de Ourique não sendo ainda revelado quem assumirá as despesas do restauro.