Os Estados Unidos da América eram hoje o país mais afetado pela pandemia da covid-19, com o registo de 18.860 até agora, ultrapassando a Itália, de acordo com os dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins.
Contudo, o número de mortos em Itália devido à covid-19 aumentou hoje para 19.468, com mais 619 nas últimas 24 horas, e voltou a ser o país do mundo com mais óbitos devido à pandemia, ultrapassando o número de óbitos nos Estados Unidos da América.
De acordo com um comunicado divulgado pela Proteção Civil italiana, citado pela agência espanhola Efe, o número total de contagiados pelo SARS-CoV-2 em Itália é agora de 152.271, tendo-se confirmado mais 4.694 pessoas infetadas no último dia.
Itália tinha sido ultrapassada horas antes no número de mortes pelos Estados Unidos, que contabilizava 18.860 óbitos. São ambos os dois país onde se sente mais os impactos do surto.
O novo balanço, porém, classifica novamente Itália como o país onde morreram mais pessoas até agora por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, mais de 341 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
A situação em Portugal mostra-nos mais esperança, mas não devemos baixar a guarda, para que a situação só melhore. O nosso país tem atualmente 15.987 infetados e 470 mortos associados à covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).