Portugal é um país rico em encantos: da gastronomia de excelência aos vinhos de renome, das praias idílicas aos recantos naturais deslumbrantes. Mas como será que o nosso território é visto pelos que nos visitam de fora? Segundo o jornal britânico The Times, um dos dez locais mais belos de Portugal é uma pequena vila medieval no Alentejo. Após mais de duas décadas a explorar o país, a jornalista Joanna Booth destaca Monsaraz como um destino que se distingue de outras vilas pitorescas, como Óbidos ou Tavira, sobretudo “pelas vistas de e para ela”, revela a Versa.
“Situada no alto de uma colina no leste do Alentejo, rodeada por paredes escuras de rocha de xisto, tem um aspeto de livro de histórias à distância, é bonita como um quadro quando se passeia pelas suas ruas estreitas e, das suas paredes, as vistas sobre o gigantesco Lago Alqueva e Espanha são de cortar a respiração”, descreve a publicação sobre esta joia alentejana.
Hoje conhecida como uma vila-museu do Alentejo, a vila medieval de Monsaraz já teve um papel central na região, sendo a sede do concelho até meados do século XIX. Foi nessa altura que a administração municipal se transferiu para Reguengos de Monsaraz. Curiosamente, o nome Reguengos tem uma origem ligada à realeza, derivando do latim regis, que significa “relativo a Rei”.
Enquanto o concelho de Reguengos de Monsaraz prosperou ao longo dos séculos, acompanhando o ritmo da modernidade, Monsaraz optou por um caminho diferente. A vila parece ter virado as costas ao tempo, permanecendo como uma “menina e donzela” – magnífica na sua intemporalidade.
Entre as sugestões de alojamento mencionadas pelo The Times está a Casa de São Bento, uma propriedade que oferece dois quartos e uma piscina com vistas deslumbrantes para a paisagem envolvente.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas