A Escola Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, no concelho de Faro, celebrou no passado dia 14 a paz e apelou ao fim da guerra na Ucrânia e em todos os lugares do mundo, numa iniciativa da turma CEF de Restaurante/Bar, que foi alargada a toda a escola e teve a participação de todas as turmas.
A ação foi muito participada pelos alunos, que exibiram cartazes a pedir paz no mundo. Os professores e os auxiliares estiveram igualmente presentes e participativos e a iniciativa contou ainda com a presença de representantes da Câmara Municipal de Faro.
Começou por ser feito um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra. Depois, os alunos leram muitas mensagens de paz, não só em português, mas também em ucraniano, em búlgaro, em espanhol e em inglês, todas elas a apelar à paz e ao fim de todas as guerras.
O subdiretor, professor Paulo Leandro, também interveio e lembrou a todos que “a escola é inclusiva e que todos são bem-vindos, independentemente da sua origem ou nacionalidade”.
A Câmara Municipal de Faro foi representada por Ana Sofia, que fez o ponto da situação sobre o acolhimento de famílias ucranianas no concelho.
No final, foram ouvidas e cantadas as canções “Imagine” e “Give Peace a Chance”, de John Lennon.
Em simultâneo, foram recolhidos bens para serem entregues ao povo da Ucrânia que chega a Portugal e também aos que permanecem nos locais de guerra.