
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio.
A doença mata quase duas mil mulheres por ano e a campanha “Cada Segundo Conta” vai ser divulgada, em formato vídeo, no âmbito do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Os fatores ligados a esta doença são a hipertensão, dislipidemia, diabetes, menopausa, tabagismo e sedentarismo. O Presidente da APIC, João Brum Silveira afirma que “atualmente, o enfarte mata mais mulheres do que homens, em Portugal”.
As mulheres jovens são as mais afetadas com a doença, devido à entrada no mundo de trabalho, que obriga a um estilo de vida mais agitado e corrido. “Stresse, ansiedade e depressão” são, segundo João Brum Silveira, algumas das consequências deste modo de vida mais contemporâneo.
Adotar um estilo saudável pode controlar o risco da doença e a campanha vai focar esses fatores, com a divulgação do vídeo nos canais de comunicação internos e externos.
O Facebook dos municípios de Figueira da Foz, Câmara de Lobos, Guarda, Serpa, Mangualde, Barreiro, Miranda do Douro, Porto, Angra do Heroísmo, Mourão, Moita, Marco de Canaveses, Rio Maior e Vila Nova da Barquinha terão o vídeo publicado no mural.
No Algarve, Olhão foi o município escolhido para a divulgação da campanha.
O Instituto Nacional de Estatística revela que em 2017 morreram 1.917 mulheres com o enfarte agudo do miocárdio.