A empreitada de execução de condutas de ligação entre o sistema em alta e em baixa no concelho já se encontra em execução. Trata-se da construção de cinco condutas de ligação entre o sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve e as redes de distribuição em baixa, nomeadamente nas localidades mais próximas dos pontos de entrega, onde se torna técnica e economicamente viável. falamos de Fonte Zambujo, Alcaria Alta, Tacões, Pão Duro, Castelhanos e Laborato.
A intervenção permite, em primeiro lugar, estender o serviço a povoações ainda não abastecidas de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve e, em segundo, alterar as origens da água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea. Para além disso, permite ainda, a melhoria significativa da qualidade da água de abastecimento, integrando vários sistemas num único subsistema, com uma origem de água comum.
Com esta empreitada pretende-se, não só optimizar a utilização da capacidade instalada no sistema em alta, como também aumentar a adesão ao serviço, com a melhoria significativa da qualidade da água de abastecimento.
Esta é uma intervenção financiada pelo fundo de coesão no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com um preço base de 434 mil e 850 euros, acrescidos de IVA à taxa legal, em vigor. O contrato aguarda agora o visto do Tribunal de Contas, sendo que os trabalhos têm um prazo de execução de oito meses.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)