Com a chegada das temperaturas mais baixas, é fundamental adotar medidas para se proteger dos dias mais frios, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos. O inverno pode agravar problemas cardíacos e respiratórios, aumentando o risco de gripes e constipações. Aqui estão algumas dicas importantes para enfrentar o frio com segurança, sugestão da DECO PROTeste:
- Agasalhe-se adequadamente: Em dias muito frios, é essencial vestir-se em camadas e evitar mudanças bruscas de temperatura. O enregelamento e a hipotermia são riscos reais, por isso, agasalhe-se bem, principalmente crianças, idosos e doentes crónicos.
- Aquecimento nas casas: A falta de aquecimento é uma preocupação, especialmente para os idosos em Portugal. Mantenha contacto regular com eles, verificando se têm condições adequadas de aquecimento. Evite o uso de fogareiros a carvão dentro de casa para prevenir a acumulação de monóxido de carbono.
- Alimentação calórica: Opte por refeições mais frequentes, como sopas e bebidas quentes. Alimentos calóricos, como chocolate e frutos secos, podem ser uma escolha, mas evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem comprometer a capacidade de sentir o frio.
- Hidratação e proteção cutânea: Evite água muito quente durante o banho, pois pode remover a proteção cutânea. Use creme hidratante, especialmente nas mãos e lábios, para prevenir o ressecamento e rachaduras.
- Atividades físicas moderadas: Evite atividades físicas intensas ao ar livre, pois as baixas temperaturas podem sobrecarregar o coração. No entanto, exercícios moderados aumentam a circulação sanguínea e a produção de calor.
- Vestuário adequado: Vista várias camadas de roupa, pois o ar entre elas atua como isolante. Evite roupas muito justas ou que causem transpiração excessiva. Utilize calçado isolante e proteja o rosto com um cachecol.
- Chuva inesperada: Se for apanhado por uma chuva inesperada, mude de roupa o mais rápido possível para evitar a perda de calor.
Como agir em caso de dificuldade respiratória:
- Sintomas: Respiração acelerada, ruidosa e sibilante, incapacidade de falar claramente, tosse e pele azul-acinzentada. Estes sintomas podem indicar dificuldade respiratória, que pode ser um sinal de covid-19.
- Aconselhamento médico: Ligue para a linha SNS24 (808 24 24 24) para aconselhamento. Em caso de emergência, contacte o 112.
- Proteção da vítima: Ajude a pessoa a sentar-se confortavelmente e a respirar calmamente. Não a deite, pois piora a situação. Evite que faça esforços físicos.
O que fazer em caso de hipotermia:
- Sinais de alerta: Tremores, confusão, sonolência e pele vermelha e fria.
- Aquecimento da vítima: Coloque-a num local quente, seco e abrigado. Remova roupas molhadas e aqueça-a com cobertores. Ofereça bebidas quentes, mas evite dar de beber a uma pessoa inconsciente ou bebidas alcoólicas.
Lembre-se sempre de estar atento aos avisos das autoridades de saúde e meteorológicas para garantir a sua segurança nos dias mais frios.
Leia também: Vem aí o tempo frio. Temperaturas descem para as normais para a época do ano