Uma jovem de 22 anos enfrentou uma dura realidade após conseguir o seu primeiro emprego como designer gráfico numa empresa de impressão. Apesar da empolgação inicial por trabalhar na área para a qual se formou, a experiência da jovem rapidamente se transformou em desilusão, resultando no seu despedimento após apenas cinco dias de trabalho por “não fazer nada”.
O caso ocorreu no Tenesse, e a jovem Sierra Frederick partilhou a sua história no TikTok, como nos conta o Notícias ao Minuto. “Bem-vinda ao mundo real”, muitos utilizadores do TikTok que comentaram o vídeo dirigiram-se desta forma à jovem. Segundo Sierra, durante os cinco dias de trabalho, passou a maior parte do tempo sem tarefas atribuídas, acusando a falta de acompanhamento e de formação por parte dos colegas como a grande causa para o seu despedimento.
“Trabalhei cinco dias nesta empresa, cinco turnos de trabalho. Nesses cinco turnos passei, provavelmente, três ou quatro dos cinco dias a não fazer nada”, conta.
As últimas palavras do CEO da empresa foram um “obrigado por teres vindo”, que a acusou de não atender às expectativas. Alegou ainda que, apesar de ter passado horas olhando para o computador, nunca recebeu tarefas para realizar, acabando por não fazer nada.
O caso de Sierra levanta questões sobre as práticas de contratação e a expectativa dos empregadores em relação aos recém-formados. Muitos comentários nas redes sociais refletem também a difícil realidade dos jovens profissionais, que muitas vezes são contratados sem experiência prévia, mas esperam-se que sejam autossuficientes desde o início.
Leia também: Seis cidades algarvias entre as 10 mais caras de Portugal