O que começou apenas com uma suspeita, acabou com uma confirmação no final. É que na tarde de 31 de dezembro de 2024, dois homens ficaram retidos na zona das caixas de pagamento da IKEA de Alfragide, em Lisboa, por suspeitas de terem trocado as etiquetas de vários artigos, acabando por pagar muito menos do que seria o preço real. O que é certo é que a suspeita acabou por se confirmar e os dois homens pagaram 26,73 euros, em vez de 1.318,90 euros.
De acordo com comunicado das autoridades, as detenções ocorreram pelas 15h20 quando, numa uma ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a Divisão Policial da Amadora se deparou com “dois cidadãos retidos na zona da linha de caixas, em virtude de os itens descritos no talão de compras não corresponderem aos artigos que os mesmos levavam consigo”.
As autoridades chegaram ao local depois de os funcionários da loja IKEA de Alfragide terem reparado na troca pouco discreta das etiquetas dos respetivos artigos, tal como avança a RFM.
Em comunicado, a PSP acrescenta que “após a realização das diligências tidas por convenientes, foi possível verificar que os suspeitos teriam efetuado a troca das etiquetas que continham os preços com o claro intuito de ludibriar o estabelecimento comercial”.
Quanto ao destino destes dois homens, um de 37 anos e outro de 25, apesar de terem saído da loja acompanhados pela polícia, ambos foram libertados. No entanto, os autores do crime terão de comparecer em tribunal em data posterior e o mais provável é serem alvo de uma multa de valor superior ao dos produtos que iam comprar, mesmo sem a troca de etiquetas.
Leia também: Estas cortinas térmicas estão em promoção e ajudam a manter a casa quente no inverno