Novos estudos indicam que afinal a covid-19 pode não ser transmitida através do contacto com uma superfície artificial, ou seja, maçanetas e teclados. A informação é avançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O documento citado pelo jornal El Mundo, revela que “a doença covid-19 é transmitida principalmente por contacto físico próximo e por partículas respiratórias. No momento da publicação deste relatório não conseguimos relacionar conclusivamente o contágio através de superfícies”.
Outro relatório, realizado há dois meses em estudos anteriores, dava conta de que o vírus poderia sobreviver até sete dias numa superfície. Vale lembrar que estes testes foram realizados em laboratório e “longe das condições do mundo real”.
Ainda assim, a desinfeção de espaços e mãos continua a ser obrigatória e essencial, uma vez que as condições de transmissão do vírus ainda estão a ser estudadas.
Portugal regista hoje 1.231 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que no domingo, e 29.209 infetados, mais 173, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.