Ao contrário do que muitos condutores pensam, a manutenção da distância de segurança nas estradas é obrigatória e está definida no Código da Estrada. Avança o Artigo 18.º que “os condutores devem guardar dos outros veículos uma distância suficiente que lhes permita parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita”. Se não cumprir a regra numa autoestrada, a contraordenação é grave e o condutor pode ser alvo de uma multa entre os 60 e os 300 euros.
Refere o Executive Digest que a distância de segurança estabelecida com o carro da frente deve rondar os 100 metros. Calcular esta distância pode ser difícil para os condutores e é por isso que muitas autoestradas portuguesas têm símbolos pintados no asfalto, que indicam a distância a que deve estar do veículo imediatamente à sua frente.
No entanto, se estiver a conduzir numa estrada que não disponha destas marcas, saiba que existe uma técnica que surgiu na Dinamarca e se tornou viral, que lhe permite calcular a que distância a que deve seguir do automóvel da frente, recorrendo apenas à sua mão.
O método divulgado pela Vvejdirektoratet, autoridade de trânsito da Dinamarca, implica que levante apenas o seu polegar e tente tapar o carro da frente. Com este simples gesto poderá saber se está a uma distância correta ou se deve abrandar e afastar-se do outro carro. Se o seu dedo tapar o veículo da frente na sua totalidade, encontra-se à distância correta e não existe necessidade de reduzir a velocidade para se afastar.
Por outro lado, se o seu polegar não tapar o carro na totalidade, terá de abrandar o veículo para adequar a distância de segurança e deverá repetir este teste.
Leia também: Horário das 9 às 17 vai acabar. Saiba quando será esta mudança e como se vai trabalhar no futuro