A esperança média de vida corresponde ao número de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver. Quando se fala em esperança média de vida em Portugal, os dados referem-se muitas vezes às pessoas que estão no continente. Neste momento, em Portugal Continental, a esperança média de vida está fixada nos 81 anos e dois meses, mas há uma ilha portuguesa onde se vive menos três anos.
O debate acerca das diferenças entre a esperança média de vida em Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e Madeira começou depois de José Manuel Rodrigues, o cabeça-de-lista do CDS-PP às eleições legislativas regionais, ter dado uma entrevista à RTP Madeira onde disse que na Região Autónoma a idade da reforma deveria ser inferior à idade de reforma nacional, uma vez que “a esperança média de vida na Madeira é dois anos e dois meses inferior à nacional”.
Em Portugal Continental vive-se, em média, 81 anos e dois meses
Certo é que os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos a setembro de 2024 dão razão a José Manuel Rodrigues. Enquanto a esperança média de vida no continente é de aproximadamente 81 anos e dois meses, na Região Autónoma da Madeira o número médio de anos de vida da população é de aproximadamente 79 anos.
Relacionados: A “princesa do Alentejo”: nesta vila portuguesa nasceu a rainha que ensinou os ingleses a beber chá
No entanto, na Região Autónoma dos Açores, vive-se ainda menos que na Madeira. É que, por exemplo, na ilha Terceira, nos Açores, a esperança média de vida está fixada nos 78 anos e dois meses, menos três anos do que em Portugal Continental.
Angra do Heroísmo destaca-se pelas suas casas coloridas
Apesar de a vida na ilha Terceira ser mais curta do que no resto do país, não deixe de visitar a ilha e a sua capital, Angra do Heroísmo, que foi a primeira povoação açoriana a ser elevada a cidade, no ano de 1534. Angra do Heroísmo destaca-se sobretudo pelas suas casas coloridas, que são diariamente alvo de várias fotografias que vão depois parar às redes sociais.
Se a meteorologia permitir, não deixe também de explorar as praias e piscinas naturais que se erguem ao longo da ilha Terceira e aproveite ainda para fazer um passeio de barco para observar baleias e golfinhos. Note que os Açores são considerados um dos melhores locais do mundo para observação de baleias.
Não existem voos de Faro para a Terceira, mas pode sempre viajar diretamente para a ilha a partir de Lisboa ou Porto.
Mas há solução para quem quer fazer a viagem desde o Algarve
Se quiser mesmo fazer a viagem a partir do Algarve, pode sempre apanhar um dos voos diretos entre Faro e a ilha de São Miguel, sendo necessário apanhar depois um outro avião para fazer a ligação entre Ponta Delgada e a Base Aérea das Lajes.
Leia também: Aprenda o método norueguês para secar a roupa em cinco minutos sem recurso a máquina
















