Assim que o mês de julho tem início, os horários das carreiras dos barcos que partem de Olhão em direção às ilhas da Armona, Culatra e Farol são alargados, para que possa passar mais tempo na praia. O mesmo cenário verifica-se nas carreiras dos barcos que partem de Tavira rumo à ilha com o nome da cidade. Este verão, se quiser ir até à Praia da Ilha de Tavira, saiba que pode poupar ao apanhar o barco fora do centro da cidade.
Nos meses de verão, quem chega a Tavira, quer seja apenas para passear no centro histórico da cidade ou para almoçar num restaurante tradicional, irá certamente deparar-se com uma grande fila que se forma junto ao Gilão. Aqueles que ali se reúnem aguardam a chegada do barco que assegura a ligação entre a cidade e a ilha de Tavira. O trajeto de ida e volta para os adultos custa 2,50 euros, sendo que as crianças até aos 11 anos pagam 1,10 euros.
De qualquer forma, se quiser poupar algum dinheiro nas suas idas à ilha de Tavira, pode apanhar o barco no Cais das Quatro Águas. Este encontra-se a cerca de 20 minutos a pé do centro histórico da cidade de Tavira e a cinco minutos de carro. Junto ao cais de embarque há um parque de estacionamento, onde pode deixar o seu veículo. Ao partir do Cais das Quatro Águas, o trajeto de barco rumo à ilha é menor e, consequentemente, mais barato.
O preço do bilhete de ida e volta para os adultos está fixado nos 1,90 euros, ao passo que o bilhete de criança custa um euro. Os adeptos de caminhadas podem aceder à ilha de forma gratuita. Para tal é apenas necessário entrar na zona da Praia do Barril, uma vez que existe uma ponte que atravessa a Ria Formosa, seguindo-se um pequeno trilho, e depois terá de caminhar pela praia durante cerca de uma hora até chegar à Praia da Ilha de Tavira.
Leia também: Descubra o novo prazo de validade da carta de condução