O município alentejano de Cuba prevê criar um ecoparque, junto à barragem de Albergaria dos Fusos, com uma praia fluvial e um centro náutico, anunciou hoje o município.
O projeto representa um investimento total de 398 mil euros e será financiado a 70% (278 mil euros) pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal, com a comparticipação do município a rondar os 120 mil euros.
Além da praia fluvial, a abrir no próximo ano, e do centro náutico para apoio à prática de desportos náuticos, o Ecoparque do Alentejo Central prevê integrar um centro de bicicletas todo-o-terreno (BTT) e de ciclismo, área de serviço para autocaravanas e uma torre de observação de aves.
Um centro de pesquisa multimédia e um bar de apoio são outras das valências do projeto, assente na “valorização do património natural e no desenvolvimento da oferta turística” do concelho de Cuba, no distrito de Beja.
“Desenvolvido numa lógica de respeito para com o meio ambiente, este parque ecológico permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural a uma componente pedagógica de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa”, lê-se num comunicado da autarquia do Baixo Alentejo.
O Valorizar é um programa do Turismo de Portugal de “apoio ao investimento na promoção da qualificação” de Portugal como destino turístico, cujo objetivo é “dotar os agentes públicos e privados da área do turismo” de um instrumento financeiro que permita “potenciar e melhorar a experiência turística”, de acordo com a página na Internet do Turismo de Portugal.