Um voo da Ryanair que ligava Luton, no Reino Unido, a Lanzarote, em Espanha, foi desviado para Faro devido ao comportamento considerado “inaceitável” de oito passageiros, resultando na detenção de um deles, na última sexta-feira.
Segundo o site Desconcertante, o incidente, documentado em vídeo, revela a detenção tumultuosa de um turista britânico pela Polícia de Segurança Pública (PSP) após o avião aterrar em Faro. O homem foi retirado à força, e o momento foi registado em vídeo por alguns passageiros do voo.
De acordo com a PSP, os oito passageiros estavam “a causar desacatos, designadamente a gritar e a bater, de forma repetitiva, nas portas dos maleiros de bagagem de cabine, bem como a ingerir bebidas alcoólicas, ignorando as instruções transmitidas pela tripulação do voo”.
Um deles “adotou uma conduta hostil e agressiva”, tendo-se recusado a sair e desobedecido “reiteradamente às ordens que lhe foram dirigidas”. Devido a esse comportamento, a PSP esclareceu que foi forçada “a proceder à sua detenção e retirada da aeronave com recurso ao uso de força física, dada a constante resistência oferecida”.
No vídeo, observa-se a resistência do passageiro detido, enquanto alguns agentes da PSP tentam controlá-lo e retirá-lo da aeronave. Os passageiros presentes no avião encorajam as autoridades e expressam o seu desagrado perante o comportamento do homem.
O detido enfrenta acusações de desobediência, resistência e coação sobre o funcionário da companhia aérea irlandesa. Foi posteriormente notificado para comparecer em tribunal para responder pelos crimes cometidos durante o voo.
Leia também: Saiba qual o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar até 10% de combustível
O comportamento inadequado a bordo de voos comerciais é uma preocupação constante, e as companhias aéreas, juntamente com as autoridades de aviação, estão cada vez mais vigilantes de forma a garantir a segurança e a tranquilidade dos passageiros durante as viagens.
A Ryanair, como muitas outras companhias aéreas, adota uma postura rigorosa em relação a comportamentos disruptivos, e incidentes deste tipo podem resultar em medidas legais severas para os infratores.