
O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana vai assinalar em Loulé o seu 8º aniversário, no próximo dia 3 de Fevereiro, uma sexta-feira, com um programa de actividades de carácter militar, cultural, social e religiosa, que tem em vista assinalar esta efeméride.
A partir das 15.30 horas, tem início a cerimónia oficial, na Praça da República, com a realização de uma parada militar e o desfile das diversas valências da GNR que estarão no local, nomeadamente ordem pública, territorial, transito, programas especiais e protecção da natureza e ambiente.
À noite as comemorações fazem-se ao ritmo da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana que, pelas 21.30, dará um concerto no Cine-Teatro Louletano. A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete no local. A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de três mil obras) permitem que a Banda em Concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres. Tem obtido inúmeros êxitos em digressões dentro e fora do País. O major João Afonso Cerqueira é o actual maestro da Banda Sinfónica da GNR, tendo a coadjuvá-lo o sargento-mor Armindo Pereira Luís.
Estas actividades têm em vista dar a conhecer à sociedade civil as valências da GNR no distrito e, simultaneamente, promover a cultura de segurança que tem pautado a instituição durante mais de um século de vida. Por outro lado, de acordo com a instituição, “pretende-se que as cerimónias decorram com o maior brilhantismo e que sejam uma demonstração do historial, capacidades e vitalidade da instituição, dignificando o carácter da data”.
Recorde-se que este programa comemorativo pretende evocar a instalação da 1ª Companhia da Guarda Nacional Republicana de Faro, a 29 de Janeiro de 1914.