A CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, completa esta segunda-feira, Dia da Europa, 25 anos de existência e ativismo cidadão. A efeméride vai ser comemorada no domingo, dia 15 de maio, pelas 16:00, no Teatro Lethes, em Faro, com os associados e amigos e várias associações de cariz social, cultural e ambiental.
A associação explica em comunicado que, na sesseão “pretende-se não só realçar e celebrar o papel da Civis na promoção da cidadania ativa ao longo destes 25 anos, mas também promover uma reflexão conjunta, entre pares, sobre o papel dos cidadãos e das associações nos vários domínios da sociedade e os principais desafios no aprofundamento da cidadania e da democracia nos próximos tempos”.
Neste sentido, foram convidadas diversas personalidades e associações, não só para participar na celebração, mas também para intervir numa reflexão sobre o presente e o futuro do associativismo, e de como melhor potenciar o ativismo cidadão, alargando a vivência e concretização dos ideais democráticos.
Destaca-se, nesta cerimónia, a presença do almirante Martins Guerreiro, capitão de Abril, que fará o discurso inaugural, bem como um momento de música e poesia, a cargo de Afonso Dias, músico, compositor, ator e poeta, militante contra a ditadura e deputado Constituinte. Entre as entidades convidadas, confirmaram já a sua presença representantes da Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), Cineclube de Faro (CCF), Glocal-Faro, Movimento de Apoio à Problemática da Sida (MAPS), Grupo Coral Ossónoba, Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), Agrupamento de Escolas João de Deus e Academia Cidadã.
Ao longo deste encontro, vão ainda homenagear-se associados da CIVIS que ao longo dos últimos 25 anos deram o seu contributo em prol do aprofundamento da cidadania.
A Civis é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de interesse e solidariedade social, sediada em Faro, vocacionada na defesa e aprofundamento dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos, enquanto instrumentos de reforço da solidariedade social.
Ao longo dos seus 25 anos de existência, esta associação tem promovido inúmeros debates públicos e exercido um papel ativo na divulgação da Cidadania nas escolas, para além da organização de palestras, seminários, da publicação de livros e brochuras sobre temas como a Igualdade, Tolerância, Direitos Humanos, Poder Local, Regionalização, Orçamentos Participativos, entre outros.