O responsável pela Century 21 Plaza, em Tavira, disse ao POSTAL que “o ano de 2021 foi ‘incrível’ para o mercado imobiliário e o primeiro quadrimestre deste ano seguiu a mesma linha”. Para o diretor da agência, Miguel Dias, “é expectável que 2022 venha a ser um ano bastante similar a 2021”.
As alterações das preferências dos consumidores despertados pela pandemia, bem como novas necessidades de habitação, faz com que mais famílias assumam a ambição de mudar de casa, acredita Miguel Dias, salientando que “a acumulação de poupança dos portugueses, em consequência das restrições da pandemia, está a impulsionar a capacidade de muitas famílias iniciarem o processo de aquisição de habitação própria ou de mudança de casa”.
Apesar da subida de taxas de juro e a imposição do Banco de Portugal de uma convergência para prazos de 30 anos nos novos contratos de crédito habitação, máximo de 35 anos para jovens até 35 anos, o diretor da agência Century 21 Plaza diz manter “a expectativa de continuidade da aposta das instituições financeiras na concessão de crédito habitação para a compra de casa”.
“A maioria dos clientes que compram casa com a Century 21 Plaza é sem recurso a crédito, mas fazemos Intermediação de Crédito Habitação, sendo também um mercado que pretendemos alcançar”, refere Miguel Dias.










Falta oferta de casas
O país em geral e particularmente a região do Algarve atravessa um período difícil no lado da oferta e a falta de produto vai manter-se: há falta de casas para vender ou para arrendamento.
Os principais desafios que o setor imobiliário enfrenta são a falta de produto, o acentuado aumento do preço das matérias-primas para a construção e a própria escassez de mão-de-obra. Para agravar a conjuntura, os ciclos de licenciamento municipal continuam a ser ‘irresponsavelmente’ muito longos e dificultam o setor da construção e a consequente entrega de novas habitações.
Para Miguel Dias, “todos estes fatores influenciam, quer as atividades de reabilitação de imóveis, quer as de construção nova, e limitam a rotação de habitações, o que não contribui para o aumento da oferta de imóveis usados”.
Se é certo que “os agentes imobiliários não podem controlar estes fatores, mas controlam as suas atividades diárias para proporcionar um serviço de excelência a proprietários e compradores”, salienta Miguel Dias, que conclui confiante: “temos que demonstrar aos consumidores, às pessoas, o valor acrescentado que a mediação imobiliária aporta”.








Century 21 Plaza assinala 8º aniversário com otimismo
A Century 21 Plaza, em Tavira, assinalou este mês de junho o seu 8º aniversário. A comemoração reuniu a equipa da agência imobiliária, desde parceiros a colaboradores, advogados a notários, banca, alguns elementos da Câmara Municipal de Tavira, além de muitos amigos e familiares.
Ao final da tarde, os convidados foram recebidos em ambiente de convívio e amizade com um cocktail e uma prova de vinhos da responsabilidade do Meia Pipa (Santa Luzia). A banda sonora ficou ao cargo do Dj Peet Sleev.
Ao longo destes oito anos “de intenso trabalho e de muitas conquistas”, o diretor da agência, Miguel Dias, confessou ao POSTAL que “houve também momentos muito complicados, que quase deitaram por terra projetos pessoais e consequentemente profissionais”. Para Miguel Dias, “o ano passado foi um ano de recuos, mas também de resiliência, com a perda de um elemento da família que por sinal era também um dos pilares do negócio”.
Oito anos depois da sua fundação, a Century 21 Plaza, em Tavira, encontra-se “bem edificada no mercado do sotavento, com a colaboração de oito consultores e de uma equipa forte e coesa”. A equipa é complementada pelo diretor de marketing, Diogo Leal, Fernando Rodrigues, gestor de processos, Mafalda Antunes, na Intermediação de crédito, Ângela Bento, na coordenação da agência, e Ricardo Silva, como designer, para além dos seus consultores parceiros de negócio.
Atuando em regime de exclusividade no mercado, garante assim um melhor compromisso, quer com o cliente comprador ou vendedor, promovendo cada imóvel como se de um só se tratasse, através de flyers, moopies, outdoors, ativações de marca e sempre com uma forte presença no meio online, apresentando relatórios constantes ao próprio e sempre que necessário, reúne com o cliente para qualquer esclarecimento ou dúvida inerente ao negócio.
O diretor da agência, Miguel Dias, mostra-se otimista quanto ao futuro e salienta que “tem sido desafiante manter o nível de crescimento que até aqui temos tido”.
Como o negócio do imobiliário “se faz com pessoas e para as pessoas”, a Century 21 Plaza não fecha as portas a outros parceiros e no momento, quer da compra, quer da venda, está disponível para trabalhar com outros colegas do sector. “A procura de imóveis é incessante, mas existe pouca oferta e esse é um ‘desafio’ que todos travamos”, daí o acordo tácito entre as marcas.
“A forte presença da Century 21 a nível internacional, com as suas excelentes ferramentas, dá-nos uma visibilidade a nível global, reflexo disso são os números referentes a 2021, que demonstraram que chegam a nós 18 clientes em média por dia através de variadíssimos meios, portais, site, presença na agência, entre outros”.
Todos estes números são indicadores, que o mercado está fervescente, “o que nos catapulta para uma procura constante de novos parceiros de negócio, ou seja o mercado continua em crescente e abre espaço para recebermos novos talentos que nos possam ajudar a alavancar ainda mais o nosso negócio”, refere Miguel Dias.
A nacionalidade do cliente Century 21 Tavira, para além da portuguesa, é sobretudo de origem francesa e também inglesa, atraídos pelos imóveis divulgados nas plataformas/portais estrangeiros. “Procuram cada vez mais o espaço rural do sotavento algarvio, fruto talvez da pandemia, mas sempre atraídos pelo clima, a gastronomia mediterrânica, que é reconhecida como uma das melhores internacionalmente, já para não falar da própria arquitetura da cidade, harmoniosa e luminosa”.
Miguel Dias, Diogo Leal e a sua coesa equipa assentam a sua atividade na “realização de sonhos” e “cada consultor da Century 21 Plaza reflete esse objetivo em cada cliente, que os procura ou simplesmente que encontram”.
Pelo acolhimento que a cidade de Tavira lhes ofereceu, pelo “crescimento e sucesso” que atingiram, a Century 21 Plaza pretende estreitar laços com a comunidade, prevendo, a muito curto prazo, “criar sinergias com clubes locais, o que de alguma forma já acontece, mas também apoiar escolas, instituições de crianças com vários tipos de incapacidade, entre outras entidades”.