O Centro Ciência Viva de Tavira recebeu o Spatiobus após uma digressão em 7 cidades de Norte a Sul do país, coordenada pela Ciência Viva e pelo ESERO Portugal, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 e do acordo entre a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e o Centre National d’Études Spatiales (CNES).
“O projeto nasceu em França, pelo CNES e tem como objetivo permitir aos jovens, mas também ao público em geral, descobrir mais sobre o espaço, assim como as suas aplicações práticas do nosso quotidiano”, explica o Ciência Viva de Tavira.
O autocarro Spatiobus saiu de Toulousse a 5 de março e percorreu o interior do país durante três semanas.
Nesta última etapa, no Centro Ciência Viva de Tavira, os alunos do 1º e 2º ciclo realizaram oficinas e atividades lúdicas de educação focadas em aplicações e técnicas espaciais que incluíram modelos de satélites e experiências relacionadas com Marte. Estas atividades foram realizadas pelos animadores do Planète Sciences Occitanie e pela equipa do Centro.
Na passada sexta-feira realizou-se também a cerimónia de encerramento desta primeira digressão do Spatiobus em Portugal, que contou com a presença da embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, da diretora Executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, do diretor do Instituto Francês, Dominique Depriester, bem como da presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins.