O Centro Ciência Viva de Tavira, em parceria com a Universidade do Algarve, está a desenvolver recursos educativos em formato digital sobre as diferentes vertentes da Dieta Mediterrânica, no âmbito do projeto “DiMEd – Dieta Mediterrânica: multidimensionalidade como suporte à educação e formação profissional”.
Os primeiros recursos já foram disponibilizados na página do projeto e compreendem as temáticas do Conceito e Património da Humanidade, Paisagens Culturais Mediterrânicas e Dieta Mediterrânica como Modelo de Sustentabilidade.
“Estes recursos compreendem materiais de apoio ao professor/formador (i.e. Guião de Aprendizagens) e diferentes recursos (e.g. infografias, vídeos, quizzes, folhetos, fichas de trabalho, exercícios) para aplicação em contexto de sala/sessão e trabalhos autónomos”, explica o Ciência Viva de Tavira em comunicado.
No decorrer do projeto serão também desenvolvidos recursos que “abrangem outras vertentes da Dieta Mediterrânica (saúde e nutrição, gastronomia mediterrânica, inovação nos diferentes setores de atividade associados à Dieta Mediterrânica, património cultural, etnográfico e do mar), através de uma estreita cooperação entre intervenientes do sistema de ensino e formação profissional, investigação e outras entidades locais”.
Esta difusão de conhecimentos e recursos nas diferentes vertentes da Dieta Mediterrânica para a oferta formativa profissional, permitirá uma diferenciação pedagógica e a aplicação de novas práticas educativas, contribuindo assim para a aquisição de conhecimentos e competências relevantes nos vários domínios formativos e respetivo perfil profissional, em paralelo com o desenvolvimento de competências transversais e para a vida, numa perspetiva de resposta às exigências do mercado de trabalho e combate ao insucesso e abandono escolar.
O projeto DiMEd (ALG-07-5267-FSE-000045), financiado pelo CRESC ALGARVE 2020 permitirá através da execução das diferentes tarefas previstas, facultar aos professores/formadores um conjunto de recursos e estratégias para explorar e abordar a multidisciplinaridade da Dieta Mediterrânica, e consequentemente a aprendizagem e aquisição de conhecimentos em diferentes domínios por parte dos alunos/formandos.
Os diferentes recursos didáticos digitais podem ser acedidos no site do projeto DiMEd aqui.