Anualmente, o Consumer Reports (CR) realiza uma análise detalhada da opinião dos consumidores sobre os veículos que adquiriram, levando em conta não só as queixas, mas também a gravidade de cada uma. O relatório resultante ajuda a identificar os modelos mais fiáveis, bem como as marcas que, em média, oferecem carros que causam menos problemas aos condutores. Na edição de 2025 do CR, a Subaru surge como nova líder, ultrapassando a BMW, que dominava o estudo anterior, de 2024.
Segundo o Observador, embora o CR seja uma organização norte-americana sem fins lucrativos e se concentre apenas no mercado dos Estados Unidos, a maioria das marcas analisadas também está presente em Portugal, o que torna este estudo relevante para os consumidores europeus. Das 32 marcas incluídas no ranking de 2025, 20 estão disponíveis no nosso país.
A BMW foi a mais fiável, com 78 pontos em 100, superada apenas pela Subaru, que obteve 79 pontos. Em seguida, estão a Lexus e a Porsche, ambas com 77 pontos, seguidas pela Honda (75), Audi (74) e outras três marcas com 73 pontos: Kia, Hyundai e Toyota. A Mini ocupa o 10.º lugar com 71 pontos, enquanto a Infiniti, com a mesma pontuação, não está presente em Portugal.
A Mazda ocupa a 14.ª posição com 67 pontos, à frente da Nissan, que também obteve o mesmo número de pontos. A Tesla, em 18.º lugar, registou 65 pontos, sendo a marca exclusivamente de veículos elétricos mais bem classificada. A Tesla está assim à frente de fabricantes como Ford (65), Mitsubishi (63), Volvo (62), Mercedes (61), VW (57), Alfa Romeo (56), Land Rover (51) e Jeep, que ocupa a última posição com 46 pontos.
O estudo também analisou cerca de 300.000 veículos por ano, permitindo apurar quais os tipos de motores mais robustos. Os motores a combustão, sem qualquer tipo de eletrificação, e os híbridos mostraram-se igualmente fiáveis. Por outro lado, os veículos elétricos registaram 42% mais problemas do que os de combustão, embora tenha havido uma melhoria em relação ao ano anterior, quando os elétricos tiveram 79% mais problemas. Os híbridos plug-in (PHEV) foram os que apresentaram mais falhas, com 70% a mais de problemas em comparação com os motores a combustão, embora também tenha sido notada uma melhoria considerável em relação aos 146% de problemas de 2024.
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