“O facto da distribuição se iniciar neste momento, prende-se com a preocupação da autarquia em assegurar a entrega de equipamentos de proteção devidamente certificados, o que permite garantir um nível de proteção mais elevado aos alcoutenejos”, explica em comunicado.
A distribuição das máscaras vai ser realizada em colaboração com “as Juntas de Freguesia, durante o mês de maio”. No caso dos residentes na vila de Alcoutim e nas aldeias do Pereiro, Martim Longo, Vaqueiros e Giões “os munícipes deverão dirigir-se às respetivas Juntas de Freguesia para levantamento das máscaras (1 por pessoa nesta primeira fase)”, e no caso dos residentes nos montes do concelho, “a distribuição será feita porta-a-porta por elementos do Município e das Juntas de Freguesia”.
No caso dos munícipes que, por algum motivo, não tenham acesso à respetiva máscara, devem entrar em contacto com as respetivas Juntas de Freguesia ou com a Câmara Municipal através do número 281 540 500 ou através do email [email protected], indicando a morada e contacto, para que a mesma lhe possa ser entregue. As máscaras são laváveis e reutilizáveis e devem ser usadas de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde.
Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, salienta “o comportamento exemplar dos alcoutenejos no combate a este vírus” e diz que o município, com esta iniciativa, pretende “continuar a apoiar as famílias neste desafio constante de, juntos, nos mantermos saudáveis”.