Centenas de portugueses foram alvo de uma burla que resultou na perda de milhares de euros, perpetrada por alegadas empresas de investimento de capitais. O esquema envolveu a persuasão de indivíduos para investir em supostos certificados de aforro com rendimentos acima da média, os quais, mais tarde, se revelaram ser completamente falsos.
A investigação da RTP, como nos conta o site ZAP Notícias, revelou histórias de vítimas que caíram na burla dessas empresas, muitas das quais utilizavam referências aos CTT para dar credibilidade ao esquema fraudulento.
As vítimas, após verem anúncios em plataformas online, alguns até mesmo com a marca dos CTT, foram convencidas a investir em certificados de aforro que prometiam retornos significativos. No entanto, a realidade era outra.
Em alguns casos, as pessoas começaram por investir quantias relativamente pequenas, mas, posteriormente, eram pressionadas por telefonemas a aumentar substancialmente os seus investimentos. Uma vítima relatou: “Disse-me que, com 250 euros, não íamos a lado nenhum. E então pede-me 35 mil euros”.
Muitas dessas vítimas acabaram por perder poupanças de uma vida inteira. Como conta uma das vítimas: “De um momento para o outro fiquei sem dinheiro. O total das minhas perdas foi mais do que 90 mil euros”.
Uma plataforma que se destacou neste esquema fraudulento foi a InvestFW, que fazia uso indevido do símbolo dos CTT. A empresa utilizava práticas enganosas e manipuladoras para atrair investidores, criando um ambiente de medo e ameaças para persuadir as vítimas a enviar mais dinheiro.
As investigações revelaram que, em vez de certificados de aforro, as vítimas estavam, na verdade, a investir em produtos financeiros de alto risco, nomeadamente CFDs (Contratos por Diferença). Estes produtos envolvem especulações de alto risco e alavancagem, resultando em perdas totais em curtos períodos de tempo.
As autoridades alertam para a importância de reconhecer sinais de burla, salientando que pressões excessivas e promessas de retornos extraordinários devem ser encaradas com desconfiança. Infelizmente, as vítimas provavelmente não conseguirão recuperar o dinheiro perdido, sublinhando a necessidade de precaução no mundo dos investimentos.
Leia também: Para-brisas embaciados no inverno? Utilize esta alternativa natural e económica